• LL Advogados

Publicado novo PNC para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional


Publicado novo PNC para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional

Foi publicado o Decreto no. 19.950 no DOU de 27/01/2022, dispondo sobre o Plano Nacional de Contingência (PNC) para incidentes de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional. Ele entrou em vigor na data de sua publicação e revogou grande parte do Decreto 8.127/2013, que até então tratava do tema (arts. 1º. a 29).


A nova legislação fixou responsabilidades e estabeleceu estrutura organizacional, diretrizes, procedimentos e ações para os órgãos da administração pública e entidades públicas e privadas, visando atuação coordenada, minimização de danos ambientais e prevenção contra danos à saúde pública.


No âmbito do Plano Nacional de Contingência (PNC) foi instituído o Sisnóleo – Sistema de Informações Sobre Incidentes de Poluição por Óleo em Águas Sob Jurisdição Nacional, com objetivo de consolidar e disseminar, em tempo real, informação geográfica sobre prevenção, preparação e resposta a incidentes de poluição por óleo.


O Decreto também criou o Grupo de Acompanhamento e Avaliação e a Rede de Atuação Integrada, que editarão, de forma isolada ou conjunta, normas complementares sobre os procedimentos necessários ao cumprimento das competências nele previstas.